ABC ampliará ações para o fortalecimento do setor de cosméticos

No último dia 15 de julho, a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosmético (ABIHPEC) apresentou à Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC e ao Consórcio Intermunicipal Grande ABC proposta de ações que tem por objetivo fortalecer empresas do segmento localizadas na região, e implantar alternativas sustentáveis para a reciclagem de resíduos produzidos pela indústria. Como encaminhamento do encontro realizado nesta manhã na sede do Consórcio, as iniciativas da ABIHPEC serão apresentadas aos prefeitos da região, ampliando o debate sobre as questões.

Participaram da reunião o presidente da Agência GABC e prefeito de Mauá, Donisete Braga, o presidente da ABIHPEC, João Carlos Basilio, o secretário executivo do Consórcio Intermunicipal GABC, Luis Paulo Bresciani, o diretor executivo da ABIHPEC, Manoel Teixeira Simões, a coordenadora de Convênios e Projetos da Agência GABC, Ana Paula Marinho, e a diretora executiva de Meio Ambiente da ABIHPEC, Rose Hernandes.

A proposta apresentada para fortalecer empresas na região é o Programa de Desenvolvimento Setorial de HPPC (higiene pessoal, perfumaria e cosmético). A ação estimula o desenvolvimento das indústrias por meio da gestão e difusão do conhecimento, acesso e adequação ao mercado e de avanços em tecnologia e inovação. Esse trabalho, fruto de convênio entre ABIHPEC, Agência Brasileira de Desenvolvimento da Indústria (ABDI) e do Sebrae, já contempla 13 núcleos regionais em São Paulo, Goiás, Bahia, Minas Gerais, entre outros Estados.

Em nove anos de parceria entre os conveniados, foram destinados ao programa cerca de R$ 9 milhões para as atividades que atenderam 723 empresas. Entre as ações realizadas pelo programa, envolvendo aspectos como mercado, tributação, gestão, tendências, inovação e divulgação estão regularizações técnicas, capacitações, seminários, disponibilização de materiais informativos, rodadas tecnológicas, diagnósticos, planejamentos estratégicos, entre outras.

“O Grande ABC está trabalhando em um processo de diversificação econômica. A Agência vem buscando novas parcerias para desenvolver ações de fortalecimento de empresas em diferentes segmentos, principalmente micro e pequenas, acreditando no potencial de crescimento da região. Vamos levar as propostas da ABIHPEC aos prefeitos para ampliarmos o debate sobre a área de cosméticos, já presente em Diadema”, declarou Braga.

A segunda iniciativa apresentada pela ABIHPEC está relacionada à Política Nacional de Resíduos Sólidos, por meio do Programa Dê a Mão para o Futuro. Através de Termo de Compromisso assinado entre ABIHPEC, Abimapi e ABIPLA e a Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo e CETESB, até o início do próximo ano será completada a primeira fase do programa atendendo 40 municípios de São Paulo.

Entre os objetivos deste programa estão colaborar com a melhoria do panorama nacional em relação à destinação de resíduos sólidos urbanos, ajudando a reduzir o volume de materiais recicláveis em aterros; viabilizar a reciclagem das embalagens pós-consumo por meio da ampliação e melhoria da coleta, triagem, beneficiamento, valorização e comercialização; e desenvolver ações destinadas a apoiar programas de geração de trabalho e renda e que promovam a inclusão social, melhoria das condições de trabalho e qualidade de vida dos catadores de materiais recicláveis.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!